quarta-feira, 27 de setembro de 2017

TRANSTORNO BIPOLAR - Eu e minha amada médica Drª Yvone. Por Silviane Moon.

Eu e minha Médica Yvone Cortes. 

Olá caro leitor, tudo bem?

Ontem foi dia de consulta com minha médica psiquiatra Yvone. Como o consultório estava muito cheio, e a secretária me disse que tinham três pacientes na minha frente para serem atendidos, aproveitei e saí com meu pai para fotografar na localidade. É incrível como isso me fez ficar mais feliz!

Quando retornei ao consultório, tinham novos pacientes e dentre eles uma mulher que me disse ter 38 anos, com duas filhas gêmeas idênticas e lindas. A princípio, fiquei observando e pensando o que teria levado-as ao consultório, mas depois de mais ou menos vinte minutos começamos a conversar, e dentre as coisas que conversamos, começamos a falar sobre o que levou a cada uma estar fazendo tratamento psiquiátrico. No caso dela foi a Síndrome do Pânico, e depressão pós parto (há 10 anos). Também falei que tinha a tendência ao PÂNICO pois fui diagnosticada com Transtorno Bipolar em 2.004 e que fazia tratamento desde 1.999 (desde os 22 anos), percebi que ela ficou impressionada com a quantidade de anos que me trato. Conversa vai e conversa vem, ela falou sobre o que fazia, e que inclusive o pânico estava lhe atrapalhando a ir para o trabalho. Daí me identifiquei de imediato e falei sobre o meu trabalho e que também foi por isso que tive que desenvolver minha forma própria de trabalhar



em casa. Falei também do projeto que comecei desde 2.012 com uma página no Facebook sobre Transtorno Bipolar >> Posts de uma BIPOLAR << com o intuito de informar as pessoas leigas sobre o assunto. Pois muitos lares são destruídos, vidas arruinadas, devido a falta de informação de ambas as partes... Tanto da parte dos pacientes, como também da parte dos familiares. Existe o preconceito de procurar ajuda Psicológica e Psiquiátrica. Hoje em dia um pouco menos, há anos atrás existia muito mais! Falei também sobre o surto que tive aos 22 anos de idade e que no começo quem me auxiliou a procurar minha médica foi o Pr. Denivan Oliveira, ao qual eu e minha família somos muito gratos. Ela falou sobre um familiar dela, um rapaz que todos percebem claramente que precisa de tratamento, pois vive isolado, é muito explosivo, só que ele não quer buscar ajuda e a mãe dele também acha que não precisa, que é somente seu "jeito de ser". Comentei que tive princípios sendo criada na igreja evangélica, o que me ajudou muito e sou grata aos meus pais por isso, pois se não fosse isso talvez tivesse ido para o lado da criminalidade, drogas, etc. Sinceramente eu não sei qual teria sido o meu destino! Então não estou aqui para julgar ninguém.
Comentei também que nunca experimentei nenhum tipo de drogas, e que já tive curiosidade, mas antes que eu chegasse a determinada situação de algum amigo me oferecer futuramente, eu pesquisei sobre Cocaína... Maconha... LSD...
A conclusão que cheguei? É de que NUNCA devo experimentar! Nem todo organismo está pré disposto a "recusar" uma dose "quando quiser". Tantos lares, tantos jovens que tem a vida arruinada por causa de DROGAS! Tantas pessoas que cometem loucuras... matam, assaltam, POR CAUSA DE DROGAS!!!! Longe de mim estar aqui para criticar o usuário, pelo contrário, essas pessoas merecem apoio e tratamento. As vezes no passado foram induzidas por amigos a usarem drogas, e não tiveram a cabeça tão forte de recusar por falta de informação, porque queriam estar na mesma "VIBE", porque muitas vezes são jovens depressivos, solitários... E que tem amigos que os rejeitam, então para se "enquadrarem", para não serem mais rejeitados, usam uma dose para se "soltar"....
Também bebem para se "soltar" perder a timidez e tornam-se alcoólatras. Nem todo mundo consegue manter o controle em relação ao álcool. No meu caso, eu consigo! Tem muita gente que consegue usar DROGAS de vez em quando também, mantem o controle e usam quando querem. O problema é que pra você saber se conseguirá ou não manter o controle, você terá que experimentar, é exatamente como uma ROLETA-RUSSA, você poderá mais tarde ter o controle ou na PIOR das hipóteses NÃO!
Aí depois as consequências são devastadoras, e a boa sensação que a droga causa momentaneamente, no futuro fará um estrago devastador no cérebro. Não somente no cérebro, mas na vida pessoal do usuário!
Se você quer PERDER sua liberdade, e ficar PRESO e ESCRAVO de algo, USE DROGAS!
Se você tem POUCO DINHEIRO, e quer ARRUINAR sua vida financeira, sugiro que USE DROGAS! Deixo claro aqui que, muita gente com dinheiro, também tem a vida financeira arruinada por causa das drogas.
Se você quer futuramente ESTRAGAR a sua forma de raciocinar, destruir seus neurônios, porque tornando-se dependente, sem a DROGA você não conseguirá pensar direito, ter criatividade... Não conseguirá trabalhar para sustentar a família e filhos, muitas vezes precisará assaltar pra conseguir dinheiro para a DROGA e caso não queira assaltar, poderá até cometer suicídio, porque seu organismo vai se tornar tão dependente de uma dose cada vez maior, que se você não adquirir a dose certa você ficará LOUCO.... Caso queira todos esses transtornos para a sua vida, então... USE DROGAS!

É uma bola de neve e uma coisa vai levar a outra! 

E também muita gente que tem o "controle" em usa-las quando quiser, obtém várias desvantagens no organismo, na mente e cérebro, na vida financeira pois é muito cara, e pra se satisfazer precisará de uma dose cada vez maior. Desvantagem na vida familiar... Ela afeta o comportamento. Se você não é, pode tornar-se uma pessoa depressiva... Nesse caso terá que tomar remédios para curar sua depressão, ou várias outras doenças poderão se desenvolver. Então usar quando quiser, para um prazer momentâneo, não acho que seja vantajoso.

RESUMO DA MINHA OPINIÃO: DROGA realmente é uma DROGA

Deixo aqui essa reflexão, pois somos nós quem decidimos o rumo de nossa vida.

Conforme disse o poeta chileno: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências." Pablo Neruda.

Beijos!

Por: Silviane Moon, Setembro de 2.017.